Educação

Candidatos do Enem são realocados de escola interditada em Pelotas

Fechada por problemas elétricos, Escola Areal foi substituída pela Emef Afonso Vizeu no Exame que acontece nos dias 5 e 12 de novembro

Foto: Jô Folha - DP - Escola está interditada por problemas elétricos

Às vésperas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2023, são muitas as preocupações dos candidatos. Entre elas, o local de prova. Em Pelotas, por exemplo, a Escola Estadual de Ensino Médio Areal, que está interditada por problemas elétricos, ainda aparece listada como um dos locais para os participantes. A realocação já foi garantida, mas o caso destaca a importância de se manter atento às informações da prova.

Esse era o principal motivo de angústia da professora Fátima Fickel, mãe de uma candidata que estava listada para fazer o exame na Escola Areal. “Até agora não entrou outro local de prova no site. Tá chegando o dia, que hora que eles vão trocar? Tá bem em cima da hora”, observa. A preocupação se estendia, também, a outros candidatos lotados na escola que talvez não soubessem da situação. “Eu sei que a escola tá interditada, mas talvez grande parte das pessoas nem saiba e nem vai saber que mudou o lugar”, afirma.

Ao Diário Popular, a diretora da escola e coordenadora do local de prova, Márcia Peglow, garantiu que a realocação já foi organizada e todos os candidatos realizarão o exame na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Afonso Vizeu. “Tão logo a escola foi interditada, entrei em contato com a coordenadora municipal. Conseguimos a Afonso Vizeu e vou levar toda a minha equipe pra lá pra aplicar a prova”, disse. A coordenação municipal do Enem afirmou que nenhum outro caso semelhante ocorreu na cidade e que os 17 locais de prova em Pelotas estarão aptos a receber os participantes.

Sobre o Enem 2023

Este ano, mais de 3,9 milhões de pessoas realizarão o exame, que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro fim de semana, os participantes fazem a redação e as provas de linguagens e ciências humanas. No segundo dia, são respondidas as 90 questões de matemática e ciências da natureza. No horário de Brasília, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com o início da prova marcado para as 13h30min.

O comparecimento ao local correto, portando documento oficial com foto e caneta preta, é de total responsabilidade dos participantes. Portanto, é fundamental ficar atento ao cartão de confirmação, que contém todas as informações da prova e foi disponibilizado aos candidatos na última terça-feira. A Página do Participante, que pode ser acessada em enem.inep.gov.br/participante, oferece todas as orientações necessárias, inclusive o cartão de confirmação, aos candidatos.

Números da região

Em toda a Zona Sul, cerca de 20,7 mil candidatos devem realizar o exame nos dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, dez municípios da região terão aplicação das provas. Quase metade dos candidatos fazem a avaliação em Pelotas, que tem cerca de dez mil inscritos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas tem ato em solidariedade ao povo palestino Anterior

Pelotas tem ato em solidariedade ao povo palestino

Sanep finaliza reforma na casa de bombas Castilho Próximo

Sanep finaliza reforma na casa de bombas Castilho

Deixe seu comentário